Translate

Promoção

terça-feira, 6 de setembro de 2016

As praias isoladas do Algarve, Portugal

Algumas das mais bonitas e acolhedoras praias do mundo estão no Algarve, sendo, por isso, todos os anos, visitadas por milhares de turistas. Praias para todos os gostos, na sua maioria reconhecidas com a chancela europeia da “Bandeira Azul”.


Ao longo de cerca de 200km, a costa algarvia divide-se em enseadas, falésias, grutas, praias rochosas e amplos areais, praias de diferentes formas e tamanhos, banhadas por águas límpidas, tépidas e tranquilas.

Irresistível também, é o clima ameno que aqui se vive ao longo de todo o ano. Entre Odeceixe e Vila Real de Santo António, toda a faixa litoral desfruta de um microclima de características mediterrânicas em que as temperaturas variam entre os 15º, no Inverno, e os 30º no Verão.




No entanto, a popularidade do Algarve tem uma desvantagem: as praias ficam completamente lotadas. Mas, calma, ainda existem várias praias bem resguardadas e perfeitas para um dia tranquilo com amigos e família no Algarve.


Praia da Barreta/Ilha Deserta, Faro - O nome oficial é Praia da Ilha da Barreta, mas é também conhecida como Praia Deserta, esta extensa ilha-barreira da Ria Formosa. Com um vasto areal e um mar de águas límpidas, a Ilha da Barreta é um verdadeiro paraíso onde não existem outras construções além das que servem de apoio à praia e que oferecem a possibilidade de praticar atividades como a vela, windsurf e passeios de barco. Por estar longe da zona da costa de veraneio e por ser apenas acessível por barco, acaba por ter pouca presença humana, o que ajudou a que fosse batizada como Praia Deserta.



Como chegar?
Para se chegar a este local único é preciso apanhar um barco no Cais da Porta Nova, em Faro. A viagem dura 35 minutos e deve ser aproveitada para contemplar, na maré vasa, os pequenos labirintos de areia, os muitos canais e ainda os bancos de sapal. Há que ter também os olhos postos nas margens para observar as aves que por ali vivem e se alimentam na ria, alheias a quem procura chegar ao areal, estender-se na toalha e dar um mergulho.
 
Horários dos barcos:
Barco - todos os dias, todo o ano
Duração: 35min.
Partidas:
10h00, 11h30, 13h15, 15h00, 16h45, 18h00
Regressos:
10h45, 12h45, 14h30, 16h00, 17h30, 19h00


Onde ficar?

Hotel Eva - Faro - Uma das opções mais escolhidas em Faro. O Hotel Eva, centralmente localizado em Faro, proporciona uma piscina exterior no terraço do último piso, bem como um centro de bem-estar com uma sauna e um banho turco. O aeroporto e a praia estão apenas a 10 km.

Praia do Zavial, Vila do Bispo - A Praia do Zavial situa-se a sul da aldeia de Raposeira, no concelho de Vila do Bispo. Devido às suas ondas compridas, esta praia é perfeita para os praticantes de surf ou de outros desportos aquáticos. Na falésia, a pouco distância, encontram-se as Ruínas do Forte e da Bateria do Zavial, com data do século XVII.
A praia do Zavial está rodeada por falésias altas que abrigam dos ventos e não tem quaisquer empreendimentos urbanísticos ou turísticos.





Onde ficar?

Apartamentos Salema Praia Club - Este alojamento fica a 3 minutos a pé da praia. Salema Praia Club está situado a poucos minutos a pé, em direção ao extremo oeste do litoral Algarvio, da pequena aldeia piscatória de Salema. Tem uma praia de areia dourada, piscina de grande dimensão e uma piscina infantil.
Praia da Cacela Velha, Vila Real de Santo António - A Praia da Fábrica, também conhecida como Praia de Cacela Velha, foi considerada uma das melhores do mundo, pela edição espanhola da revista «Condé Nast Traveler».
Com água quente e cristalina, esta praia tem vistas incríveis para a Baía de Monte Gordo, a Ilha de Tavira e a Ilha de Cabanas.





Como chegar?
Tem duas opções: ou vai a pé, a partir da praia da Manta Rota (quando a maré o permite), ou pede a um pescador para fazer a travessia da Ria Formosa. Há sempre pescadores dispostos a levá-lo até à outra margem — o preço do trajeto costuma rondar os 1,5€.

Onde ficar?

Mantamar Apartamentos - Um dos campeões de venda na Manta Rota Este alojamento fica a 4 minutos a pé da praia. A poucos passos da Praia da Manta Rota, o Mantamar disponibiliza apartamentos climatizados com uma varanda mobilada que oferece vistas da piscina, do jardim paisagístico ou do Oceano Atlântico. Dispõe de estacionamento privado gratuito no local.

Praia da Albandeira, Lagoa - A Praia da Albandeira é uma praia do município de Lagoa (Algarve), que conta com um pequeno areal dividido por um afloramento rochoso que origina concavidades e abrigos que costumam ser aproveitados pelos banhistas, assim como bonitas piscinas naturais.
A praia encontra-se envolvida por falésias erodidas onde se podem observar enormes cavernas e grutas.
As suas numerosas grutas e galerias subterrâneas apresentam excelentes condições para diversos animais, especialmente morcegos e aves marinhas.



Como chegar?

Terá de percorrer uma estreita estrada que parece já não ser destes tempos. Tal como muitos dos caminhos da região no século passado, serpenteia por entre velhos muros de pedra solta, constituindo, por si só, como que um espaço eco-museológico. Atravessam-se assim 2 km de característicos matos mediterrânicos que vão ocupando antigos pomares de sequeiro há muito abandonados.

Onde ficar?

Suites Alba Resort & Spa - Este alojamento fica a 4 minutos a pé da praia. O Suites Alba beneficia de uma bonita localização no topo de uma falésia e proporciona acesso directo à remota Praia de Albandeira. Disponibiliza uma piscina de beiral infinito com vistas sobre o Oceano Atlântico, um jardim tranquilo, bem como um elegante restaurante e bar de vinhos.

Praia de São Rafael, Albufeira - A pouca distância da cidade de Albufeira, a Praia de São Rafael é um magnífico exemplar da beleza que caracteriza a costa Algarvia, tendo sido inclusive nomeada a melhor praia de Portugal e 4ª melhor da Europa.
As suas águas azul turquesa e a fina areia branca, juntamente com as rochas, conferem a esta praia uma ambiência natural de rara beleza, à qual não é possível ficar indiferente.
A praia de São Rafael oferece uma vista incrível desde o cimo das rochas até ao areal. O mar convida à prática de mergulho e à exploração da vida marítima.




Onde ficar?

São Rafael Villas, Apartments & GuestHouse - Este alojamento fica a 4 minutos a pé da praia. As amplas e modernas São Rafael Villas estão localizadas em Albufeira, no Algarve. A propriedade disponibiliza uma piscina exterior e as suas unidades estão a 10 minutos a pé da Praia de São Rafael.

Praia da Murração, Situa-se entre as bonitas praias do Mirouço e do Amado, é conhecida como a “joia vicentina” devido à sua enorme beleza natural. É uma praia pouco frequentada que mantém as suas qualidades naturais intatas.
É uma das poucas praias do Algarve em que a vegetação se estende praticamente até ao mar, combinando o verde da paisagem com o azul profundo do mar.
No extremo sul da praia, a parede xistosa aparece escavada por uma pequena e límpida linha de água, que corre em cascata para a praia. Por todo o areal é possível encontrar rochas de formas e tonalidades curiosas, vestígios de antigos desmoronamentos.





Notas: Na maré-cheia o areal torna-se estreito e existe a possibilidade de deslizamento de pedras, pelo que se deve ter atenção à faixa junto às arribas. É ainda necessário cuidado para não pisotear a vegetação dunar, contribuindo assim para a preservação da duna.

Como chegar?

O acesso de carro a esta praia é realizado pela estrada EN-120, situada a norte de Vila do Bispo, próximo do Parque Eólico. O caminho é de terra e pedras soltas, com porções difíceis, pelo que recomendamos que seja utilizado apenas por veículos todo terreno.

Onde ficar?

Martinhal Beach Resort & Hotel - Sagres - Este alojamento fica a 2 minutos a pé da praia. O Martinhal Sagres de 5 estrelas proporciona vistas para a praia e situa-se na região do Algarve, a 3 km do histórico porto de pesca de Sagres. Dispõe de quartos e de villas em estilo boutique com terraços e varandas privadas. O resort possui 5 piscinas no total. A piscina principal está localizada no elegante terraço em madeira. Disponibiliza vistas para o jardim do clube de praia e é servido pelo seu próprio bar.

Praia do Amado, Aljezur - Parte integrante do parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, localiza-se perto da aldeia da Carrapateira. Considerada uma das melhores praias portuguesas para o surf, é procurada por praticantes de toda a Europa, sendo muitas vezes palco de provas de competições internacionais. Mas nem só os mais experientes aqui vêm, pois também existem escolas de surf, que ensinam a praticar esta modalidade.




Como Chegar?
Logo à saída da Carrapateira, no sentido Norte-Sul (Aljezur-Sagres), encontra um desvio à direita para a Praia do Amado. Siga por esse estradão alcatroado que o leva até à praia, ao longo de cerca 3 Km.

Onde ficar?

Casa Fajara Rustic Boutique House & Hotel - Aljezur - Edificado no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, este encantador hotel é a perfeita opção para um relaxante refúgio. A base ideal para aqueles que querem estar rodeados pela natureza, pois o Parque Natural da Costa Vicentina fica a poucos metros de distância.
As instalações incluem massagem, piscina exterior e balcão de turismo. O spa oferece uma variedade de tratamentos e oportunidade para relaxar. Os guias plurilingue do hotel terão todo o prazer em dar-lhe sugestões e dicas na sua visita por Aljezur.


Praia dos Arrifes, Albufeira - Esta pequena baía que se localiza entre Albufeira e Galé fica perto de São Rafael. Três enormes leixões dominam a linha do horizonte, sendo por este motivo designada localmente por Três Penecos. É considerada por muitos, a melhor praia no Algarve devido à sua beleza natural, à sua pequena dimensão e por ser tão acolhedora. Esta praia é comporta por uma pequena enseada entre arribas, onde pode encontrar poços naturais, várias grutas nas rochas e é perfeita para quem tem gosto pela caça submarina uma vez que existe imenso peixe.





Como chegar?
O acesso á praia faz-se por escadas de madeira, e na área envolvente revestida de pinhal, encontra-se o parque de estacionamento em terra batida.

Onde ficar?

Hotel Maritur - Albufeira - Este alojamento fica a 11 minutos a pé da praia. O Hotel Maritur disponibiliza piscinas interior e exterior, bem como quartos espaçosos com varandas mobiladas.

Praia de Vale dos Homens, Aljezur - A Praia de Vale dos Homens situa-se perto da localidade de Rogil, sede de freguesia. Uma verdadeira pérola de beleza natural e de completa tranquilidade. Delimitada por altas arribas de xisto, é uma praia ampla, uma excelente opção para quem prefere o sossego e o isolamento, ideal para os amantes da natureza.
É uma praia muito pouco frequentada devido ao seu difícil acesso. Só é possível chegar à praia de Vale dos Homens por descidas sinuosas com escadas de madeira (258 degraus) que levam até um areal rodeado por falésias. Com a maré baixa é possível ver várias espécies de peixes como sargos, mexilhões e até estrelas-do-mar.






Como chegar?
No Rogil, sensivelmente a meio desse aglomerado urbano que se estende ao longo da EN 120, junto ao Quiosque Já Disse, encontra sinalização indicando as Praias de Vale dos Homens e da Carriagem. O caminho para a praia de Vale dos Homens faz-se por estrada de alcatrão ao longo de cerca de 3 km, apresentando depois duas entradas, a entrada Norte e a entrada Sul. Para qualquer uma delas o caminho agora é em terra batida. Se escolher a primeira, o carro não deverá seguir mais do que 500 m, pois poderá tornar-se difícil o estacionamento ou não haver lugar seguro para o efeito. Depois é descer a pé por meio de um trilho, não aconselhável a famílias com crianças. A entrada Sul da Praia do Vale dos Homens, a mais utilizada, tem um amplo estacionamento no topo da arriba, sendo depois necessário descer a pé muitos lanços de escadas em madeira.

Onde ficar?

Monte do Cardal - O Monte do Cardal apresenta acesso Wi-Fi gratuito, uma piscina exterior durante todo o ano e um terraço. O Monte do Cardal disponibiliza acomodações em Odeceixe. Existe estacionamento privado gratuito no local.

Sem comentários :

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...