Translate

Promoção

sexta-feira, 22 de abril de 2016

Fethiye, Turquia

Fethiye é uma cidade tradicional localizada numa ampla baía, repleta de ilhas, a cerca de 135 km (84 milhas) a sudoeste de Marmaris na província Mugla.


Há uma maior variedade de lojas nas ruas estreitas da área de bazar, Paspatur, oferecendo preços mais competitivos. Esta área também é animada à noite, com uma infinidade de bares turcos e música ao vivo.



Fethiye é local perfeito para explorar as muitas atrações turísticas da costa Turca, desde as praias vizinhas, ao interior, para descobrir ruínas remanescentes da antiga cultura Lícia desta região.


Em Fethiye pode visitar o teatro, a torre de Fethiye e a fortaleza situada numa colina com vista para a cidade, construída pelos cavaleiros de Rodes. Fethiye é conhecida pelos seus túmulos de pedra esculpidas nos penhascos pela antiga cultura Lícia, como o Túmulo de Amintas que data do século 4 aC.



Locais da cultura Lícia

Os Lycians governaram este trecho da costa da Turquia a partir de 200 aC, e Fethiye situa-se no local da importante cidade Lícia de Telmessos. Há uma abundância de monumentos espalhados por toda a cidade, mas o mais famoso é o Túmulo de Amintas, no sul de Fethiye. Em Kaya Caddesi, pode ver sarcófagos da cultura Lícia ao longo do caminho.
Localização: Kaya Caddesi, Fethiye




Teatro Romano

Construido quando os romanos conquistaram a Turquia. O teatro é pequeno e encontra-se parcialmente escavado, foi construído no século 2 aC, quando Telmessos se tornou parte de Roma. Teria originalmente 6.000 espectadores sentados.
Localização: Fevzi Çakmak Caddesi.



Fethiye Museum

Pode ser pequena, mas Fethiye Museum é um excelente lugar para passar algumas horas, especialmente se está planeando ir a Tlos e Letoon . Há painéis de informação que explicam claramente a história Lícia, exposições de cerâmica e jóias. O orgulho e a glória do museu é o "Trilingual Stele" (inscrito com Lícia, grego antigo e aramaico) encontrados durante a escavação de Letoon. Esta pedra ajudou os arqueólogos a quebrar o idioma Lícia.
Endereço: 505 Sokak, Fethiye

Lagoa de Ölüdeniz


A praia mais famosa da Turquia, fica a 15 km de Fethiye . A água azul-turquesa e calma, com a sua praia de areia branca protegida do mar e ladeada por densa floresta de pinheiros, é incrivelmente perfeita.
O Monte Baba (Baba Daǧ) domina a paisagem do interior e observam-se parapentes a lançar-se do pico durante os meses de verão. Mesmo os iniciantes podem fazer um voo duplo de parapente.





Kayaköy

Até 1920, Kayaköy (antiga Karmylassos) tinha uma população mista composta por gregos e turcos que viveram em prosperidade durante séculos. Mas em 1923 tudo mudou, e os gregos em toda a Turquia foram enviados para a Grécia, levando profundo desgosto e trauma entre aqueles que tiveram de sair. A vila de pedra estranha delapidada que serpenteia ao longo das colinas foi aqui deixada para se decompor lentamente desde a partida dos seus proprietários gregos. Entre as ruínas encontra-se a Igreja Katapongagia e Taxiarkis Igreja, que ambas ainda têm alguma decoração interior. A aldeia fica a 8 km de Fethiye.
Localização: Avanos-Goreme.




Desfiladeiro de Saklıkent

Esta ravina, situada a 30 km de Fethiye, corta profundamente as montanhas da Faixa Akdaǧlar . A maioria dos visitantes vêm para percorrer o desfiladeiro, que tem deques de madeira ao longo de parte da trilha acima do rio, em seguida, caminhar através da fissura estreita até o fim. Há casas de chá coberta de almofadas ao lado do rio.




Pinara

Nas colinas a sudeste de Fethiye , as ruínas da cidade Lícia de Pinara tem um interessante penhasco em favo de mel com mais de 900 túmulos de pedra e túmulos de casas monolíticas.
A bela paisagem que rodeia as ruínas é impressionante, especialmente em torno da área do teatro.




Letoon

Esta ruína encontra-se protegida UNESCO e foi um importante centro religioso Lícia dedicado à deusa grega Leto que, na mitologia local se diz que foi banida para Lycia pela esposa ciumenta de Zeus, Hera depois de um caso com o grande deus grego. Os Três templos são dedicados a Leto e aos filhos gémeos de Zeus, Apolo e Artemis. Um mosaico particularmente bem preservada pode ser visto no chão do Templo Apollo.




Xanthos

Xanthos foi a capital do antigo Lycia, por vezes chamado de a república mais antiga do mundo. Composta por 20 cidades foi governada por uma assembleia popular e um presidente que governou Xanthos. Agora está listado como um sitio protegido pela UNESCO. Embora muitos dos mais belos monumentos de Xanthos "tenham sido levados para a Inglaterra no século 19, existem alguns belos mosaicos ainda in situ. E o teatro, ágora e acrópole ainda podem ser vistos.
Além do teatro romano, à esquerda da estrada -a direita da estrada encontra-se o portão da cidade helenística. As muralhas da cidade, ainda são visíveis, provavelmente datam do século 3 aC.



Butterfly Valley

Espremido entre dois rochedos afiados, esta linda praia é a casa da borboleta Tigre Jersey. Butterfly Valley é inacessível por estrada, logo, tem que caminhar até lá desde Faralya ou apanhar um barco em Ölüdeniz.




Tlos

Situado no alto das colinas, a cerca de 36 km a leste de Fethiye, Tlos é outra ruína da cidade Lícia. Coroando a colina da Acrópole arredondada encontram-se os restos de uma fortaleza otomana. Os Lycians não foram os únicos a aproveitar a fortaleza nas montanhas, vários bandidos locais usaram esta fortaleza durante o domínio otomano. No lado leste da Acrópole os restos da Lícia e muralhas romanas ainda podem ser vistas. Além disso, estão ruínas de casas e edifícios públicos espalhados, incluindo um possível mercado coberto), uma ágora, necrópole, e um teatro restaurado.





Patara

Patara é o lar da faixa mais longa de areia da Turquia por isso é o local perfeito para umas férias na praia.
Também foi uma cidade Lícia importante e há uma abundância de ruínas ao lado da área da praia. As ruínas da antiga Patara encontram-se uma porta tripla com arcos, há um teatro bem conservado, ruas com colunatas, um complexo de banho, e uma abundância de túmulos. A cidade foi usada até o período bizantino e uma basílica também pode ser vista.





Quando ir?

Os Verões são extremamente quentes, com temperaturas bem acima de 40 °C em Julho e Agosto. O Inverno é frio, com temperaturas a rondar os 14 a 20 °C. A Primavera e o Outono são as estações mais húmidas, mas ainda assim com muito sol. Provavelmente é a melhor época para ir, com temperaturas a rondar os 20 a 28 °C.

Como ir?




De autocarro: Fethiye tem ligações directas para muitas cidades do país, incluindo Marmaris, Bodrum, Antalya, Izmir e Istambul (que custa 27€ por pessoa e leva cerca de 14 horas).

De barco: Empresas de cruzeiros privados dispõem de serviços (não regulares) desde Marmaris e ao longo da península de Antalya. São passeios de um dia em veleiros de madeira, chamados de "gulets", incluem almoço e param em diferentes lugares.
Há também catamarãs desde Rhodes, Grécia, que funcionam durante a época turística.

De avião: Os aeroportos mais próximos servidos por companhias aéreas internacionais estão em Antalya ou Dalaman. Antalya fica a cerca de três horas de carro e Dalaman a cerca de uma hora a partir de Fethiye. Existe um serviço de autocarro desde o aeroporto de Dalaman para Fethiye, executado pela Havas.

De carro: A estrada D400 liga Fethiye com o norte (Akyaka, Marmaris, e daí em diante até Muğla e Egeu do Sul) e leste (Antalya), ao longo da costa Lícia. No entanto, a partir de Antalya, há também uma estrada de montanha (numerada D350 e E87) através de bosques de zimbro, que está em muito boas condições.

Uma maneira fantástica para se movimentar em Fethiye e na região envolvente é alugar uma scooter. Custa cerca de 10€, mais gasolina, para um dia inteiro. Também pode alugar bicicletas, a cidade é muito tranquila.

Onde ficar?


Sem comentários :

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...