Translate

Promoção

terça-feira, 15 de março de 2016

Ilha do Corvo - A ilha vulcão, Açores, Portugal

A Ilha do Corvo, de origem vulcânica, é a menor das nove ilhas, com uma área de apenas 17,1 km2, foi considerada pela UNESCO como Reserva Mundial da Biosfera e forma em conjunto com a ilha das Flores, o Grupo Ocidental do arquipélago dos Açores. Formou-se a partir da lava da erupção de um vulcão.


Foi descoberta por Diogo de Teive, no regresso da sua segunda viagem de exploração, em 1452. A Ilha do Corvo terá sido descoberta em simultâneo com a Ilha das Flores, já que as ilhas se avistam mutuamente. Ao longo dos tempos, já possuiu várias designações, como Ilha de Santa Iria, Ilhéu das Flores, Ilha da Estátua, Ilha do Farol, Ilha de São Tomás e ainda Ilha do Marco.

Vila Nova do Corvo, é a vila mais pequena dos Açores, e de Portugal com 430 habitantes.

Visite a Igreja de Nossa Senhora dos Milagres (padroeira da Ilha do Corvo) onde se encontra a imagem da Virgem e o Menino, de origem flamenga e um crucifixo de marfim indo-português.


Junto à Ponta Negra, encontram-se três moinhos de vento, com hastes de madeira, originários do séc. XIX, que proporcionam um olhar inebriante, sobre a vizinha Ilha das Flores.
No mês de Julho a Câmara Municipal disponibiliza visitas guiadas gratuitas aos moinho das 11h às 14h.



Do miradouro do Monte Gordo, podemos observar o Caldeirão, com um diâmetro máximo de 2,3 km e profundidade de 320 metros e onde se aloja a Lagoa do Caldeirão. Onde se podem observar várias lagoas, turfeiras e pequenas "ilhotas", duas compridas e cinco redondas.



Ao caminhar (quando as condições meteorológicas sejam favoráveis) pela vertente norte da cumeada do Caldeirão obtém-se uma vista privilegiada sobre uma das mais belas lagoas dos Açores. Um caminho que se enquadra um pouco em toda a natureza selvagem da ilha e que ao terminar permite alcançar com os olhos um dos mais emblemáticos rochedos, escarpas da Ilha do Corvo, a Ponta do Marco.


O Morro dos Homens, o ponto mais alto da ilha, encontra-se no rebordo sul do Caldeirão, com 718 metros de altura, acima do nível médio do mar. Além desta elevação, destaca-se ainda: a Lomba Redonda (486m), a Coroa do Pico (267m), o Morro da Fonte (371m), o Espigãozinho (598m) e o Serrão Alto (663m), partes integrantes da geologia do vulcão central da ilha.

Do Miradouro do Pão de Açúcar, temos uma excelente panorâmica não só sobre a própria ilha e sobre a Vila Nova do Corvo, como ainda sobre a Ilha das Flores.

A praia da Areia, é o único areal da ilha e a principal zona balnear. Para além da textura da areia preta, poderá também render-se ao pôr do sol.


Trilhos e caminhadas

Aventure-se trilho que vai do Miradouro do Caldeirão à Cancela do Pico, e que demora, em média, quatro horas a percorrer. Tem um grau de classificação elevado, devido à natureza do terreno, com acidentes naturais pronunciados, mas também com penhascos perigosos e a possibilidade de névoas repentinas. Os turistas devem ser acompanhados por um guia experiente. O trilho conduz ao rebordo da cratera, onde poderá apreciar paisagens magníficas do seu interior e dos penhascos circundantes. Existem muitas formações geológicas com grande interesse, em particular os cones vulcânicos.

Quando ir?

Possui um clima temperado no Verão e um clima húmido e chuvoso no Inverno, com temperaturas variando entre 14ºC e 20ºC. A melhor época para visitar a ilha é o Verão.

Como chegar?



De avião:

A Ilha do Corvo é servida pelo Aeródromo do Corvo, operado pela SATA Air Açores, que liga o aeródromo a Horta, a Flores e a Lajes. É possível chegar à ilha vindo de Lisboa (o voo dura cerca de duas horas), com escala em Lajes mudando depois de aeronave para mais 45 minutos de voo.

De barco:
É possível chegar à ilha por barco desde Flores, com uma viagem de duração entre 45 minutos e hora e meia. Algumas empresas que operam este serviço são:
Lancha Pérola do Corvo (tel.: (+351) 292 596 207) - Com espaço para 30 passageiras, a maneira mais confortável de atravessar o canal entre as duas ilhas.
Lanchas Nauticorvo (tel.: 91 776 3064) - Entre 8 e 12 pessoas.
Lanchas Convento (tel.: 91 776 3031) - Entre 8 e 12 pessoas.
Lanchas Hotel Ocidental (tel.: 91 839 0189) - Entre 8 e 12 pessoas.

Onde ficar?

Sem comentários :

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...