Translate

Promoção

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Ilhas Pelágias, Itália

As ilhas Pelágias (em italiano Isole Pelagie) compõem um arquipélago de três ilhas situadas no meio do Mediterrâneo, entre a costa da Tunísia e da Sicília. Representam a ponta meridional da Itália.

A maior ilha do arquipélago é Lampedusa, com cerca de 20km² de superfície e a mais populosa das três (5000 habitantes). A segunda ilha em extensão é Linosa, enquanto a menor é a desabitada Lampione. No total contam com cerca de 5500 habitantes. As costas são altas e acidentadas. A altitude máxima do arquipélago encontra-se em Linosa (ilha de origem vulcânica) e mais precisamente no monte Vulcano (186 metros). Actualmente o arquipélago representa o único sítio de reprodução das tartarugas-cabeçudas.

Lampedusa

A ilha tem apenas 3 km de largura a 12 km de comprimento e é a maior e a mais meridional da Sicília. Lampedusa tem uma cultura muito vibrante e um passado histórico ao longo dos séculos tendo sido habitada por diferentes nacionalidades e tribos, incluindo os romanos, os árabes e os gregos.

O edifícios, a cultura e a arquitectura ainda mantêm as influências de todas influencias do passado. A agricultura, o turismo e pesca são as principais indústrias, no entanto, a ilha é conhecida principalmente pela imigração ilegal que tem sofrido nos últimos anos.




Lampedusa é uma ilha muito tranquila e a melhor coisa para fazer é desfrutar da beleza natural da ilha. A maioria dos visitantes vêm para a ilha para visitar as belas praias, passar o tempo a relaxar ao sol e nadar nas águas frescas. Não há muitas actividades para fazer aqui; excepto a ida às praias e algumas caminhadas pelos trilhos.




Lampedusa tem bastantes praias e várias delas são muito famosas, ficando muito movimentadas e lotadas durante os principais estações do ano. No entanto, existem muitas mais praias na ilha que ainda estão escondidas dos turistas e muitas vezes são conhecidas apenas por moradores. A melhor opção é alugar uma scooter e passar o tempo à procura de algumas praias desertas, para poder desfrutar de algum tempo em solidão e privacidade. A maioria das praias são boas para a nadar, as ondas não são muito fortes, o que as torna perfeitas para famílias com crianças.





Visite a Isola dei Conigli, uma das praias mais bonitas em toda a zona mediterrânica e do mundo; A ilha é protegida, devido à sua população de tartarugas marinhas que colocam os seus ovos aqui. Esta obra da natureza é absolutamente cativante, e pode ser alcançada até mesmo por que não sabe nadar - fica a apenas 100m da costa de Lampedusa, ao longo de um estreito de água.




Como chegar?



A única maneira de chegar à ilha é de barco e avião. Os grandes barcos e ferries partem regularmente de vários destinos em Sicília. Porto Empedocle está localizado muito perto de Lampedusa e a maioria das balsas para a ilha saem de lá. Durante o verão, são utilizados hidroaviões, que são muito mais rápidos do que os ferries, mas no entanto, também estão muito lotados devido à quantidade de turistas que visitam a ilha nos meses de verão. Os bilhetes são muito baratos e não demoram muito tempo para chegar à ilha.


Linosa

Linosa é uma pequena ilha de origem vulcânica, localizado a 50 km ao norte de Lampedusa no meio do Mar Mediterrâneo. A ilha é habitada, por cerca de uma centena de pessoas que vivem lá o ano todo. É muito verde, com belas extensões de figos que se expandem para as praias vulcânicas escuras.
É um lugar onde a tranquilidade reina, o mar é de fazer inveja a qualquer outro local e o pôr do sol é um cenário inesquecível. É o local ideal para os amantes do mergulho.




A pequena cidade de Linosa surpreende pelas cores das suas casas: pequenas construções com cores vivas que contribuem para tornar a atmosfera especial de Linosa.
Em Linosa há uma única estrada que leva para as mais belos e fascinantes lugares da cidade, mas precisa ir a pé ou de bicicleta, ou vez que no verão é proibido de aterrar em Linosa com o carro.




O litoral de Linosa é composto por águas claras, que atingem quase que imediatamente altas profundidades.Um litoral fabuloso com praias vulcânicas de areia e cumes rochosos muito sugestivas. Cala Pozolana di Ponente, é uma bela praia, muitas vezes o destino escolhido pelas tartarugas-cabeçudas (Caretta caretta) para colocar seus ovos. Na sua água de cor azul-turquesa, clara e fresca, é possível observar belos cardumes de peixes de diferentes tamanhos.


Não perca Punta Beppe Tuccio, um pequeno promontório com uma pequena lagoa junto com umas pequenas ilhas. Grotta del Greco, situada no lado leste da ilha e da praia de Cala di Levante Pozolana e a Punta Calcarella localizado no lado sul de Linosa.


O monte Vulcano, com seu cume a uma altitude de 195 metros facilmente acessível através de um caminho. A montanha é rica em vegetação, com um matagal mediterrânico típico, bem como grandes extensões de figos. Do cimo, é possível ter uma visão completa da ilha, também pode encontrar diferentes espécies de aves que utilizam Linosa, durante os períodos de emigração, como um ponto de paragem: como falcões e garças, mas o mais numerosos são as cagarra-de-cory, grandes aves típicas de Linosa que chegam à ilha durante a época de reprodução.

Como chegar?




Pelo mar:
Um serviço diário de ferry e catamarã ligam Linosa, Lampedusa e Porto Empedocle, na Sicília. Sai às 23:00 do porto de Porto Empedocle e chega a Linosa às 6h30 da manhã seguinte.
O sábado é dia de descanso.


Lampione

Lampione é a menor das Ilhas Pelágias. Tem apenas a 700 metros de comprimento e 180 metros de largura, com uma área total de 1,2 quilómetros quadrados. O ponto mais alto fica a apenas 36 metros acima do nível do mar. A ilha está desabitada e o único edifício é um farol abandonado. Toda a área é uma reserva de vida selvagem, que serve para proteger muitas espécies raras, incluindo tubarões.




Como chegar?




Para chegar até aqui o é necessário navegar até à ilha de "Cape Ponente" ["Western Cape"] localizada a cerca de 18km a oeste. A partir do porto são cerca de uma hora e meia de vela, marcada pela presença de golfinhos e tartarugas.
O porto de Lampione está localizado no sudeste da ilha.


Sem comentários :

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...