Translate

Promoção

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Deserto de Atacama, Chile - Viagem de uma vida

O deserto de Atacama é o local mais seco da Terra. Os desertos são por vezes definidos como ambientes que recebem menos do que (em média) 250 milímetros de chuva por ano - Atacama recebe menos de 1mm por ano, logo, é quase inteiramente composto sem plantas, sombras, cidades ou poluição. Para os fotógrafos de paisagem e sonhadores ociosos, o cenário é inspirador, com desfiladeiros esculpidos pelo vento e lagos de sal, proporcionando um cenário que não só parece marciano, como realmente é usado para simulações e testes para robôs em Marte.


Atacama é também um dos centros de observação de estrelas mais importantes do mundo, com três grandes observatórios internacionais, construídos de forma a aproveitar o ar limpo e enormes céus nocturnos.

Delimitado pelo Oceano Pacífico, onde o frio da Corrente de Humboldt evita que as nuvens de chuva se formem e pelas as montanhas dos Andes, as 65000 km quadrados de deserto fazem parte de uma série de paisagens áridas contíguas que incluem salinas, desertos de areia, picos rochosos e vulcões activos. Embora as temperaturas sejam moderadas, variando de 22 ºC de dia para 2 ºC depois de escurecer, o Atacama continua a ser um ambiente extremo.




Somente cactos, gramíneas resistentes conseguem sobreviver no deserto e as bromélias que florescem em zonas propensas a nevoeiros. Apenas alguns mamíferos resistentes vivem aqui, como o viscacha chinchila, a raposa cinzenta sul-americana e o rato da folha de orelhas de Darwin. Os pássaros são em abundância, os pinguins de Humboldt podem ser encontrados ao longo da costa, flamingos andinos, que se alimentam de algas e plantas vasculares nos lagos de sal.





Para uma viagem de três a quatro dias, o melhor é ficar em San Pedro a principal cidade e fazer excursões para as proximidades do lago de sal, géiseres e observatórios. Se planeou uma semana, contrate um motorista ou um carro e atravesse para a Bolívia ou explore as minas e as igrejas do norte. A época temporada de férias de verão no Chile é do Natal até final de Fevereiro.



São Pedro de Atacama



San Pedro de Atacama, situa-se a 2400m acima do nível do mar, transformou-se, durante os anos noventa, devido a mineração quartzo e cobre. Agora é uma cidade pitoresca, com praças arborizadas, uma igreja bonita, do século XVII e cyber-cafés. Quando o luxuoso Hotel Explora foi inaugurado em 1998, deu início a um processo de aumento de população que não mostra sinal de diminuir. Isto significa luxuosos hotéis, bares de vinho e boa comida estão em toda parte.

Desde San Pedro, são apenas 17 km rumo ao sul até Salar de Atacama, a maior planície de sal do Chile. Existem táxis e as excursões privadas que transportam os visitantes através do vale estéril do sal.




As excursões mais populares de San Pedro são para os géiseres do El Tatio, situado a 4000 m acima do nível do mar e a cerca de 80 km da cidade.




O deserto foi fundado pelos atacamenhos indígenas. Sítios arqueológicos, como a aldeia de Tulor ficam perto de San Pedro.




Desde 2004, o norte do Chile tem sido usado pela Nasa e pela Agência Espacial Europeia (ESA) para testar rovers marcianos.






Para ver paisagens lunares e marcianas, aproveite para ver o por do sol sobre as formações rochosas esculpidas do Valle de la Luna, Valle de la Muerte e as Três Marías, pedras erodidas pelo sal e vento do deserto.



O Valle de la Luna, é uma pequena depressão de 500 metros de diâmetro, com solo salino e rodeado por morros com formações exóticas lembrando o solo lunar. Há uma grande quantidade de Cristais de sal. O melhor período para visita é no horário do inicio da manha e final da tarde devido ao intenso calor do dia podendo chegar facilmente aos 54°C.



Valle de la Muerte, também conhecida como o Vale de Marte, o Vale da Morte encontra-se no meio da Cordilheira de la Sal. Deve o seu nome aos caminheiros que ousaram atravessar este vale e morreram. Prova disso são os restos de ossos de animais ou pessoas que podem ser encontrados no local, juntamente com pedaços de gesso natural e que são muitas vezes confundidas com esses restos.



Para além destas caminhadas fáceis, existem várias e boas caminhadas na área, incluindo o desfiladeiro de Kari e o seu miradouro (Pedra do Coyote), Termas de Puritama, para o intrépido vulcão Sairecabur situado a 5900m e o Licancabur. Situado a 5500m encontra-se o Vulcão Lascar, o vulcão mais activo no norte do Chile, e é provavelmente mais o apreciado.










As Termas da Puritana alcançam agradáveis temperaturas (aprox. 30º C) devido a sua origem vulcânica.




As cidades e a costa

O principal aeroporto regional situa-se em Calama, que cresceu devido ao fluxo de mineiros para a vizinha Chuquicamata, a maior mina a céu aberto de cobre do mundo (visitas guiadas gratuitas, em espanhol, de segunda.

As cidades costeiras do norte do Chile são Arica, Iquique e Antofagasta. Em Arica, pode visitar a igreja gótica de San Marcos, projectada por Gustave Eiffel.




Durante os anos vinte e trinta, os trabalhadores britânicos estabeleceram-se aqui e em redor de Iquique, para trabalhar nas fábricas de nitratos.
As Fábricas de Nitrato do Chile de Humberstone e Santa Laura localizam-se no norte do Chile, a 18 km da cidade de Iquique, no deserto de Atacama, na região de Tarapacá. Foram declaradas Património Mundial da UNESCO em 2005.

Se estiver junto a Antofagasta aproveite visitar a Mão do deserto, uma escultura de uma mão localizada no Deserto de Atacama no Chile, a 75 km ao sul da cidade de Antofagasta, na Rodovia Pan-americana. Foi construída pelo escultor chileno Mario Irarrázabal e inaugurada em 1992. Localiza-se a uma altitude de 1100 metros acima do mar. A escultura recebe a visita de muitos turistas, por se localizar às margens da estrada.




Quando ir?


A previsão aponta para tempo muito seco e ensolarado para o próximo século, mas a melhor época para ir é, provavelmente, no início do outono (Outubro e Novembro) e final do verão (Março-Abril), quando há menos turistas. Para os astrónomos, estes são a melhor época para céus claros.


Como chegar?



Desde a capital do Chile, Santiago, ao aeroporto de Calama, são cerca 2h 10min de voo ou mais de 20 horas de autocarro (90 minutos para mudar de autocarro para San Pedro).
É fácil reservar um hotel ou um pacote através de uma agência em Santiago. Empresas de turismo de San Pedro operaram uma grande variedade de excursões todos os dias. Muitas pessoas combinam o deserto de Atacama com Uyuni na Bolívia, as linhas de Nazca no Peru ou uma visita à costa do Pacífico. Alugar um carro é cada vez mais popular, e geralmente seguro - solicite um 4WD, se realmente deseja explorar.


Onde ficar?

Alto Atacama Desert Lodge & Spa - O Alto Atacama Desert Lodge & Spa encontra-se junto ao Pukará de Quitor (sítio arqueológico) e dispõe de uma piscina exterior, um jardim, para além de uma sauna, acesso Wi-Fi gratuito e de vistas panorâmicas para o vale. O Alto Atacama Desert Lodge & Spa também alberga uma sauna, uma sala de jogos, um bar e um restaurante que serve pratos da gastronomia regional e internacional. Os hóspedes poderão usufruir de sessões de massagens, bem como do aluguer de bicicletas. Os hóspedes poderão, ainda, desfrutar de acesso Wi-Fi gratuito nas áreas públicas e de um buffet de pequeno-almoço americano.


Hotel Kimal - O Hotel Kimal está localizado no centro histórico de San Pedro de Atacama, próximo da rua principal. Disponibiliza um jardim com uma piscina e de um restaurante, bem como um buffet de pequeno-almoço e estacionamento gratuito. O acesso Wi-Fi é gratuito nas áreas públicas. Todos os dias é servido um buffet de pequeno-almoço. Poderá solicitar pratos regionais e internacionais no restaurante, como também apreciar bebidas e snacks no bar. Será recebido com bebidas gratuitas.


Hotel Iorana Tolache - Dispondo de uma piscina exterior e de quartos com vistas para as serras, este hotel encontra-se apenas a 2 km da cidade de São Pedro. Está disponível estacionamento privado gratuito e acesso Wi-Fi em todas as áreas comuns. É servido um buffet de pequeno-almoço completo diário, com compotas regionais e frutos. O restaurante tem amplas janelas com vistas para o jardim e cadeiras em vime, e serve pratos regionais e internacionais. O regime de meia pensão está incluído em alguns quartos.



Sem comentários :

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...