Translate

Promoção

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

O Mar das Estrelas - Vaadhoo, Maldivas

Na ilha de Vaadhoo, Raa Atoll, Maldivas, ocorre um fenómeno, causado por uma reacção química natural conhecida como bioluminescência. Este fenómeno é chamando de "o mar das estrelas", devido às ondas de cor azul eléctrico, e ocorre quando uns microrganismos ou micróbios marinhos, chamados de fitoplâncton, entram em contacto com o oxigénio e brilham.

Um dos fitoplâncton mais comuns que causam a bioluminescência marinha são conhecidos como dinoflagelados. Como dinoflagelados, o movimento na água circundante envia impulsos eléctricos em torno de um compartimento cheio de protões no seu interior. Os impulsos eléctricos abrem os canais com prótões sensíveis à voltagem em scintillons (uma unidade que pisca dentro dinoflagelados). As proteínas que circulam para o scintillon, criam uma série de reacções químicas que activam uma proteína chamada luciferase que juntamente com a luciferina se combinam e quando o oxigênio se junta a eles, o azul da luz de néon é criado.

Embora dinoflagelados tenham esse brilho azul, isso não significa que eles sejam amigável. Alguns dinoflagelados produzem toxinas prejudiciais para os peixes, para os seres humanos e outras criaturas. A luz azul é uma espécie de defesa para estes organismos marinhos. Predadores que comem os dinoflagelados brilhantes podem atrair predadores maiores porque o fitoplâncton ainda pode brilhar, mesmo quando dentro de outra criatura.

Dinoflagelados não são os únicos que produzem bioluminescência. Outros animais marinhos, como o krill, lulas de águas profundas, e tamboril também têm suas próprias maneiras e motivos para a produção de suas próprias luzes. 


Este fenómeno marinho pode ser melhor observado durante noites de lua nova.







Quando ir?

A qualquer momento - o tempo nas Maldivas é perfeito durante todo o ano.

Como chegar lá?

A ilha fica perto de Male e do aeroporto.

Sem comentários :

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...