Translate

Promoção

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Festas do Povo de Campo Maior 2015

Como tantas outras, Campo Maior é uma serena e tranquila vila do Sul de Portugal, muito perto da fronteira com Espanha. A tradição conta que teve origem na vontade de três famílias camponesas que se resolveram juntar para formar uma povoação e se protegerem mutuamente.

O nome da vila vem dos romanos (Campus Maior) mas vai mantendo a memória da posterior ocupação muçulmana nas casas caiadas, com toques de azul e de ocre. Inicialmente pertenceu ao Bispado de Badajoz e só mais tarde, com o Tratado de Alcanizes em 1297 (um tratado de paz entre Espanha e Portugal), foi integrada em território português. Mesmo depois disso, sempre manteve uma relação muito familiar com a próxima vila de Badajoz.


Mais de um milhão de visitantes é esperado nas Festas do Povo de Campo Maior (Portalegre), também conhecidas como as Festas das Flores, que arrancaram no dia 22, apresentando, nesta edição, 100 ruas decoradas com flores de papel, estando ainda envolvidos na organização do evento “cerca de seis mil” voluntários.
Para dar a conhecer ao mundo esta tradição popular, está a ser preparada a candidatura das Festas do Povo a Património Cultural Imaterial da UNESCO.

Consideradas um evento tradicional único, as Festas do Povo de Campo Maior só se realizam quando a população da vila quer. As festas contemplam a ornamentação das ruas da vila, sobretudo do centro histórico, com milhares de flores em papel, feitas pela própria população.
As Festas do Povo são reconhecidas internacionalmente pela sua originalidade e cariz popular, com os habitantes a prepararem, durante meses, a ornamentação das ruas com flores de papel. De tradição secular, as Festas do Povo foram realizadas pela última vez em 2011, depois de um interregno de sete anos.

Pela primeira vez, vão ser cobradas entradas nas Festas do Povo de Campo Maior, custando um bilhete diário 4€, sendo o estacionamento gratuito. Os residentes ou os naturais de Campo Maior, bem como familiares até ao segundo grau, trabalhadores no concelho e crianças até aos 10 anos de idade estão isentos do pagamento de entradas.


A compra da pulseira de entrada para as Festas do Povo 2015 dá também acesso a 4 museus em Campo Maior: A Casa-Museu Santa Beatriz da Silva, o Lagar-Museu do Palácio Visconde d’Olivã, o Museu Aberto e o Museu de Arte-Sacra.







Como chegar?

Espanha – Madrid – Sevilha – Salamanca: Siga a A5/E90 de Madrid em direcção a Lisboa. Ao km 403 vire em direcção a Badajoz e Campo Maior. Siga a direcção Campo Maior (saída à direita). Após 5 km chegará à fronteira. Saia na segunda saída vire à direita, (4 km depois da fronteira) e siga em direçao a Campo Maior.

Lisboa – Évora: Siga a A6 / E90 / em direcção a Espanha. Na segunda saída em direcção a Elvas também se indica direcção Campo Maior. Saia da Auto-estrada e siga a Estrada Nacional para Campo Maior (N243-1)

Sem comentários :

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...