Translate

Promoção

terça-feira, 28 de julho de 2015

Praias Fluviais de Portugal (Parte II)

Praia Fluvial Sra. da Piedade, Lousã

Situada em plena Serra da Lousã, na ribeira de S. João, a praia fluvial natural da Senhora da Piedade, com vista para as Ermidas de Nossa Sr.ª da Piedade e para o Castelo da Lousã, disponibiliza imensos recantos onde pode relaxar ou merendar, enquanto deixa que a deslumbrante paisagem o afaste dos problemas do dia a dia.
Aqui vai encontrar os seguintes serviços de apoio: instalações sanitárias, balneários, zona de merendas e um restaurante/bar com esplanada.




Como chegar?
Sair da Lousã, em direcção à Senhora da Piedade. A praia fica abaixo do Castelo.
De preferência, estacione o carro junto ao Castelo.



Praia Fluvial do Mosteiro, Pedrógão Grande

A praia fluvial do Mosteiro encontra-se rodeada de hortas, propriedade dos habitantes da aldeia, que lhe confere um enquadramento rural. Banhada pela ribeira de Pera, esta praia tem grandes espaços verdes e uma zona extensa de água. Perpendicular à zona fluvial há uma pequena cascata com riacho. Os pinhais e os castiçais são altos e densos, proporcionando sombras bastante frescas e agradáveis.




Como chegar?
Seguir pelo IC8, e sair para Mosteiro.




Praia Fluvial do Pego Fundo, Alcoutim

Situada perto de Alcoutim, no interior do Algarve, a praia fluvial do Pego Fundo é um espaço muito agradável, rodeado por vegetação luxuriante. Esta zona balnear, é alimentada pela Ribeira de Cadavais, possuindo águas tranquilas e completas infraestruturas, que incluem jardim, campo de voleibol e equipamentos que permitem que as pessoas com mobilidade reduzida possam usufruir em pleno do areal e da frescura da água.




Como chegar?
A partir da vila de Alcoutim, atravessando a ponte da Ribeira de Cadavais em direção à sua margem esquerda durante cerca de 500m.



Praia Fluvial do Penedo Furado, Vila de Rei

As características do maciço rochoso fazem deste local, bastante arborizado, um autêntico paraíso, oferecendo um conjunto de pequenas quedas de água, que podem ser apreciadas ao percorrer um estreito caminho talhado na rocha. Esta é a estância balnear mais procurada do concelho de Vila de Rei, não só pela sua água límpida e cristalina que lentamente vai correndo pelo leito, através de uma passagem natural na rocha, mas também pelas infra-estruturas.
O local permite a realização de diversas atividades desportivas, tais como pedestrianismo, escalada, rappel, slide ou canoagem, sendo um espaço polivalente de recreio e lazer. A água desta praia é classificada nos últimos anos como Boa e/ou Excelente.





Como chegar?
Localiza-se a cerca de 10 minutos de Vila de Rei, através da EN2 e variante à EN2.



Praia Fluvial de Valhelhas, Guarda

Situada em plena Serra da Estrela, entre a Covilhã, Manteigas e a Guarda, a praia fluvial de Valhelhas, banhada pelo Zêzere, dispõe de parque de campismo, parque de merendas, bares de apoio, entre outras facilidades. E porque no Verão os festivais de música animam o país de Norte a Sul, em Agosto, a música invade também este espaço.







Praia das Furnas, Vila Nova de Milfontes

Inserida no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina na margem esquerda junto à foz do rio Mira, situa-se a praia das Furnas. A praia encontra-se sinalizada junto à estrada principal da qual se estende uma outra estrada em alcatrão que nos conduz até junto do rio. O local de estacionamento existente é em terra batida e não apresenta qualquer tipo de ordenamento. A concessão da praia pertence ao bar-restaurante presente, que apenas funciona durante o Verão. O acesso ao areal é realizado por passadeiras em madeira.




Como chegar?
Situada na Costa Vicentina. Acesso à praia é feito pela vila. Localização e acessos: Siga na EN393, de Vila Nova em direcção a sul, vire a direita, a 2.5 Km da Ponte sobre o Rio Mira. Estrada alcatroada à praia.



Praia Grande, Ferragudo

Situada em pleno estuário do Rio Arade, aos pés de Ferragudo, o principal acesso ao areal está alinhado com a abertura dos grandes molhes do Arade, avistando-se junto ao molhe Poente, já na Marina de Portimão, uma profusão de mastros e triângulos brancos. O areal é amplo, enquadrado por uma linha de arribas muito desgastadas e revestidas por muita vegetação.
Um passadiço assente na areia percorre parte do areal, junto do qual surgem equipamentos turísticos, esplanadas e até um parque infantil. É uma praia muito frequentada mas com troços mais tranquilos para Sul, onde uma mancha verde de pinhal corta a cor quente da arriba.




Como chegar?
Pedonal na povoação de Ferragudo (a cerca de 5Km de Lagoa) para a Praia Grande e Praia da Angrinha. Estacionamento ordenado mas pequeno junto à Praia Grande, estacionamento amplo junto à Angrinha, a 250m da Praia Grande. Diversos equipamentos de apoio (restaurantes e WC) e vigilância na época balnear, apenas na Praia Grande.



Praia Fluvial da Relva da Reboleira, Manteigas

Situada a cerca de cinco quilómetros de Manteigas, na Freguesia de Sameiro, encontra-se a Praia Fluvial da Relva da Reboleira, um espaço de lazer banhado pelas águas frescas e límpidas do Zêzere.
Composto ainda por parque de campismo, parque de merendas e pela maior pista de ski sintética da Europa.






Como chegar?
De Manteigas, apanhar a N232 para Sameiro/Guarda/Belmonte. A cerca de 8km, virar à direita.
Da Guarda, apanhar a N18 e virar à direita para a N18-1 para Vale de Estrela até chegar ao cruzamento, no vale e seguir à direita para a N232, cerca de 9km. Virar à esquerda para a praia.



Praia Fluvial de Côja, Arganil

Praia fluvial localizada no rio Alva, uma privilegiada zona beirã e rica em beleza natural.
As margens, e a área envolvente da praia fluvial são arborizadas por choupos e amieiros, o que permite fruir de momentos de tranquilidade e sossego.
No verão, é bastante procurada pelos banhistas, dado que o curso das águas e os vários açudes aqui existentes que favorecem a prática de desportos, alguns deles radicais.




Como chegar?
Seguir na IC6 em direcção à EN 342/
 EN 344 (via Arganil) até Côja.


Sem comentários :

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...